DIA DO MAÇOM É COMEMORADO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL E ESTADUAL

Iniciando as atividades da semana do maçom em Sergipe, aconteceu durante a última segunda-feira, 19, sessões especiais alusivas ao “Dia do Maçom”, pela manhã na Câmara Municipal de Aracaju, proposta pelo vereador Zé Valter, que é maçom e Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, já pela tarde, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, sessão proposta pelo Deputado Estadual Luciano Pimentel,  autor do PL que deu origem a Lei nº 8.259/2017, responsável por incluir o Dia do Maçom no calendário cultural sergipano.

O Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Sergipe, Clairton de Santana, destacou em seu discurso sobre o surgimento da Maçonaria e a participação da instituição em movimentos que ajudaram no desenvolvimento Brasil, a exemplo da Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. “A maçonaria brasileira continua assumindo responsabilidade e mostrando que os construtores da arte real também sabem abolir as estruturas do poder totalitário, modificando o perfil da história”, afirmou Clairton.

Durante a solenidade na Alese, o deputado estadual Luciano Pimentel, agraciou os representantes do Grande Oriente do Brasil e da Grande Loja com diplomas de honra ao mérito. Foram homenageados o Eminente Grão Mestre Estadual, Clairton Santana (Grande Oriente do Brasil Sergipe) e o Sereníssimo Grão Mestre Alberto Jorge Franco Vieira (Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe). 

“Celebrar o Dia do Maçom é uma forma de reconhecer o importante papel da maçonaria na sociedade e enaltecer o trabalho das lojas maçônicas que, ao longo da história, prestam relevantes serviços à democracia, à justiça, à filantropia e aos mais variados campos do conhecimento humano”, enfatiza Luciano Pimentel.


Em Sergipe existem cerca de 1500 maçons distribuídos em 37 lojas, sendo 13 do Grande Oriente do Brasil Sergipe, 21 da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe e 3 do Grande Oriente de Sergipe – COMAB. Essas instituições têm, ainda, Fraternidades Femininas, formada por esposas dos maçons, núcleo para jovens – Ordem DeMolay, Filhas de Jó, APJ (Ação Paramaçônica Juvenil), além da Ordem dos Escudeiros para crianças.

Presenças
Estiveram presentes o Grão Mestre Estadual do GOB/SE, Clairton de Santana, Grão Mestre Estadual Adjunto do GOB/SE, Wilton Torres de Magalhães, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Alberto Jorge Franco Vieira, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de Sergipe – COMAB, José Joaquim de Aragão Neto, Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa - GOB/SE, Francisco Flávio Marinho Pontes, Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Sergipe, Gicelma Amaral Torres, além de diversos Secretários Estaduais, Veneráveis Mestres e Maçons de todas as lojas de Sergipe.

Secretaria de Relações Pública – GOB/SE
Por Diego Barboza

FOTOS SESSÃO ESPECIAL - CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU: https://photos.app.goo.gl/J5N1wtyRrAF2LdhJ8

FOTOS SESSÃO ESPECIAL - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SERGIPE: https://photos.app.goo.gl/R23m1QxqybtCJDZo9